sexta-feira, 8 de março de 2013

OS PERIGOS DO CONSUMISMO



















Fonte: blog Educação adventista: "Consumismo é o abismo entre o que se quer e o que se pode ter"


Enquanto o consumo é o ato de comprar produtos e/ou serviços que se tem necessidade, o consumismo pode ser conceituado como o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e sem consciência.
O consumismo é  compulsivo, descontrolado e deixa se influenciar pelo marketing das empresas. As pessoas compram coisas que elas não irão usar ou que não têm utilidade para elas apenas para atender à vontade de comprar.
O consumismo é uma das características do capitalismo e da vida moderna, onde a compra de luxos e produtos desnecessários são meios usados pela sociedade para demarcar o papel e importância de uma pessoa na mesma. O pior é que tende a substituir atributos pessoais, por exemplo, descartando outros meios de identificação, como personalidade e habilidades sociais.
Já em1955, bem antes dos celulares quase descartáveis e das mudanças da moda à cada estação, o economista Victor Lebow comentou: “Nossa economia produtiva requer que o consumo se torne nosso modo de vida, a convertermos o ato de comprar e usar bens como rituais, que tenhamos satisfação pessoal e espiritual ao consumirmos. Precisamos consumir, queimar, substituir e descartar em uma velocidade muito rápida”.
AS CAUSAS
Segundo especialistas, o consumismo não está relacionado simplesmente à aquisição de bens para o consumo, mas, geralmente tem causas emocionais, sociais e psicológicas, como por exemplo, suprir a indiferença social, a solidão, frustração,  a falta de recursos financeiros e a baixa auto-estima. Com essas ideias, se afirma que quem compra demais, projeta carências e angústias cujas origens estão bem distantes do shopping. O dr. Giovani Siri, pesquisador da Universidade Vita-Salute San Rafaelle, de Milão, diz que o costume de consumir costuma parecer por volta dos 18 anos e pode comprometer o equilíbrio emocional e o orçamento familiar.

MULHERES CONSOMEM MAIS
O consumismo é mais comum nas mulheres, segundo dados obtidos pela ferramenta Target Group Index,  67% das mulheres entrevistadas declararam ter feito compras pessoais nos últimos 30 dias. Nesse quesito, estão excluídas a compras de alimentos. A mesma pergunta foi realizada para os homens e, nesse caso, a porcentagem dos que declararam ter comprado um item pessoal nos últimos 30 dias foi de 58%.
Segundo matéria publicada na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (n.º 212) no Reino Unido as mulheres compram 85% dos produtos, e nos Estados Unidos mais de 75%. No Brasil, elas repondem por 94% do mobiliário doméstico, 45% dos carros novos, 92% dos pacotes de viagens e 88% dos planos de saúde. Movimentaram no ano anterior 57,9 bilhões de reais apenas em compras no cartão de crédito.
Para a psicóloga Ivanilde Sampaio, a mulher é uma consumista por natureza. "Os homens não consomem tanto. Por outro lado a mulher todo dia precisa de uma blusinha, para combinar com sua bijuteria nova. A mulher tem a necessidade de se apresentar bem e por isso gasta mais”. Justifica.
Mal do século
Além dos danos materiais que os consumistas compulsivos causam a si mesmos, o prejuízo é também do meio ambiente que sofre com este mal,  pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdício e a grande quantidade de lixo. Os críticos citam que o Consumismo aumenta o aquecimento global e o uso de recursos naturais de forma exagerada. Um estudo realizado pela Sociedade Americana de Ecologia chegou a conclusão que consumimos 30% a mais do que a Terra pode suportar
Hoje, pensar em cuidado com o meio ambiente não é só dos movimentos ambientalistas, mas, diante de tantas mudanças climáticas, catástrofes naturais e escassez de recursos também passaram a ser preocupação de pesquisadores, órgãos internacionais, governos e setor produtivo.
No Brasil, dia 15 de outubro foi escolhido pelo Ministério do Meio Ambiente como o Dia do Consumidor Consciente, data comemorada desde 2009, coincidentemente  no Dia do Professor, esperando-se que as pessoas “aprendam” que o consumo desenfreado está contribuindo para um planeta mais quente e esgotado e que só a educação ambiental formará consumidores conscientes no futuro. A prática do consumo consciente pressupõe o controle dos impulsos de consumir.




Um comentário: